Documentos:
» Pesquisar
Date Picker
» História

INFORMAÇÃO SUMÁRIA

 

Padroeira: Santa Marinha.
 
Habitantes: 942 habitantes (I.N.E.2011) e 1.035 eleitores em 05-06-2011.
 
Actividades económicas: Agricultura, comércio e pequena indústria.
 
Festas e romarias: Madre de Deus (15 de Agosto), Sra. das Dores (3º domingo de Setembro), Santo Estêvão (26 de Dezembro), Santo António, Santa Marinha, S. Sebastião, Senhora do Rosário e Senhora da Conceição.
 
Património cultural e edificado: Igreja Paroquial, Asilo Soares Pereira e Casa da Junqueira.
 
Colectividade: Associação Recreativa e Cultural Amadora de Prozelo e Rancho Folclórico Santa Marinha de Prozelo.
  
 
ASPECTOS GEOGRÁFICOS
 
  
A Freguesia de Prozelo, está situada a Norte da vila de Arcos de Valdevez, a sede do concelho a que pertence e da qual dista cerca de 3 km. O seu principal acesso é a EN. 101 que liga os municípios de Arcos de Valdevez e de Monção, passando pela Freguesia de Extremo, entre a serra da Anta e a serra da Boalhosa.
 
Com uma área de cerca de 415 ha, que se estendem desde a margem direita do rio Vez até aos pontos mais elevados da freguesia, onde se sobressai o Penedo do Navio e o Marco Branco, Prozelo oferece uma excelente praia fluvial e vistas espectaculares sobre o Vale do Vez, assim como uma qualidade de vida muito saudável face a aspectos geográficos muito positivos, numa envolvente rural preservada, que conta também com alguns dos aspectos urbanos mais sustentados, face à proximidade da vila de Arcos de Valdevez. 
 
Indícios arqueológicos apontam para a possibilidade de ter existido uma mamoa no Lugar de Coto da Lama destruída durante a Guerra da Restauração. O Coto da Cividade faz nos reportar à possibilidade de ter havido nesse local uma cultura castreja. Também, o Castro de Santa Cruz, localizado no Monte onde se localiza parte de Prozelo, poderá ter sido um local de onde se administrava a primitiva Terra de Vale do Vez.
 
 
  
RESENHA HISTÓRICA
 
 
  
Acerca do passado histórico desta freguesia, encontramos no livro "Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. II Norte Arquivos Nacionais/Torre do Tombo " a seguinte resenha que transcrevemos na integra:
 
« A primeira referência conhecida a esta freguesia remota a 1059, segundo informa o Padre Avelino J. da Costa.
 
Em 1258, na lista das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, elaborada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, Santa Marinha de Proselo é citada como uma das igrejas pertencentes ao bispado de Tui. Era então denominada "Pedrozello".
 
Em 1320, no catálogo das mesmas igrejas, mandado efectuar pelo rei D. Dinis, para pagamento da taxa, Santa Marinha de Valdevez de "Perozello", assim denominada na época, foi taxada em 100 libras.
 
Em 1444, D. João I conseguiu do papa que este território passasse a pertencer ao bispado de Ceuta.
 
Mais tarde, em 1512, toda a comarca eclesiástica de Valença passou para o arcebispado de Braga, recebendo o bispo de Ceuta, D. Henrique, a comarca de Olivença.
 
Para a incorporação dos 140 benefícios eclesiásticos de Entre Lima e Minho na diocese de Braga, D. Diogo de Sousa mandou proceder à sua avaliação. Proselo rendia 231 réis e 50 alqueires de pão.
 
Em 1546, no Memorial de Rui Fagundes, mandado fazer no tempo de D. Manuel de Sousa, foi avaliada em 40 mil réis.
 
No Censual de D. Frei Baltasar Limpo, na cópia de 1580 que o Padre Avelino J. da Costa analisou para a elaboração do seu livro "A Comarca Eclesiástica de Valença do Minho", refere-se que Santa Marinha de Proselo se dividia numa metade sem cura, sendo ambas da apresentação do Visconde de Vila Nova de Cerveira, por confirmação que lhe fora feita.
 
Segundo Américo Costa, foi abadia da apresentação destes viscondes, mais tarde marqueses de ponte de Lima. Em termos administrativos, a freguesia de Proselo fez parte da Comarca de Ponte de Lima».
 
 
 
( Fonte consultada: Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. II Norte Arquivos Nacionais/Torre do Tombo).
Autarcas 2013-2017...
2014-01-24 16:00:00 Veja aqui a composição da Junta de Freguesia...
Tempo Viana do Castelo